Uma organização criminosa do Rio de Janeiro foi alvo de 12 mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Civil do Paraná em cinco cidades nesta quinta-feira (17).
A ação faz parte da Operação Overload 2 que visa combater a lavagem de dinheiro dessa organização criminosa do Rio de Janeiro.
Os mandado de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Araucária, Curitiba, Guarapuava e Ponta Grossa, seguindo determinações da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro.
“A operação visa coletar informações e constatar situações de empresas fantasmas e pessoas utilizadas como laranjas dessa organização criminosa, tendo ordens judiciais de diversos estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul tudo visando desbaratar a lavagem de dinheiro do Comando Vermelho”, explicou o delegado da Polícia Civil do Paraná Rodrigo Brown.
OPERAÇÃO OVERLOAD 2 CONTRA O CRIME ORGANIZADO NO PARANÁ
Segundo reportagem da Band TV Paraná, uma das empresas de fechada envolvidas com a facção criminosa do Rio de Janeiro movimenta semanalmente R$ 7 bilhões.
A investigação ainda aponta que dez CPFs e 35 CNPJ’s ligados a essa organização tenham movimentado R$ 200 milhões em um ano, com essa verba sendo oriunda de tráfico de drogas.
As empresas envolvidas no esquema depositavam o dinheiro para lavagem em contas de firmas ‘fictícias’, que eram transformados na sequência em verbas para salário ou lucro.
Além do Paraná, a Operação Overload 2 também teve desdobramentos nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
LEIA MAIS: Criança morre carbonizada e mãe fica ferida em incêndio no interior do Paraná