Peça integra o projeto “Teatro das Virtudes de Norte à Sul”, que vai circular por cinco cidades do estado com dez sessões gratuitas e abertas ao público entre 17 e 21/03
O espetáculo infantojuvenil “A Doce Valente” desembarcou no Paraná para uma circulação – gratuita e aberta ao público – pelo projeto “Teatro das Virtudes de Norte à Sul”. Até sexta-feira (21), serão realizads dez sessões com acessibilidade para pessoas com deficiência visual e audiodescrição. A turnê, que já passou por Pinhais e chega hoje em Araucária, segue para Fazenda Rio Grande (19), Campo Largo (20) e Curitiba (21). Com duas sessões por dia, os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação.
Essa é a primeira vez que a peça é apresentada no Sul do país. Antes disso, além de circular pelo interior de São Paulo, o espetáculo também foi levado para Minas Gerais. Com isso, cerca de 6.200 pessoas já foram impactadas com a história; no final da presente circulação, serão 7.600. “Sempre acreditei que a literatura e o teatro são ferramentas essenciais para educar e emocionar. Ao levar ‘A Doce Valente’ para diferentes cidades, queremos tocar o coração do público e reforçar a importância de virtudes como a fortaleza para enfrentar as adversidades da vida”, afirma Sandra Sahd.
Criada em 2019, a história aborda a virtude da fortaleza por meio das aventuras de Catina, uma menina que descobre, ainda na infância, ser portadora de Diabetes Tipo 1. Embora a doença não seja o foco central da trama, é a partir dela que a protagonista aprende a enfrentar desafios e a desenvolver sua força interior. Inspirada em memórias afetivas, a obra nasceu do desejo da autora de mostrar como as crianças podem se ancorar nas virtudes para superar dificuldades e mudar o mundo através das pequenas ações.
“A história de Catina é sobre como encontramos força dentro de nós mesmos, independentemente dos desafios que a vida nos apresenta. O conceito da fortaleza foi incorporado à narrativa através do amuleto da personagem, um amigo imaginário com cabeça de gelo, coração de fogo e braços de ferro, que a ajuda a encarar os desafios com coragem e esperança. Meu objetivo com essa peça é inspirar crianças e famílias a enxergarem as adversidades com positividade”, explica Sandra, autora do livro homônimo lançado em 2019.
Na história, Catina passa a infância na chácara da família, onde se mantém uma pequena fabriqueta de doces que é dirigida pela vovó Mafalda e o vovô Camafeu. Com a ajuda de seu amigo imaginário personificado no amuleto que tem cabeça de gelo, coração de fogo e braços de ferro, Catina desenvolve sua fortaleza. É a partir dessa virtude que ela consegue mostrar a todos sua paixão pela vida, mesmo diante das adversidades.
Além da peça, cada cidade vai receber exemplares do livro gratuitamente. A circulação do espetáculo ‘A Doce Valente’, no Paraná, pelo projeto “Teatro das Virtudes de Norte à Sul” é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e de Sahd & Vieira Sahd, produção da Cacho de Ideias e patrocínio do Bradesco e Martinelli Advogados. Depois, o projeto segue para a cidade de Jundiaí, interior de São Paulo.
SERVIÇO: ‘Teatro das Virtudes de Norte à Sul’ no Paraná
Pinhais
CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados Weissópolis
Quando: Segunda-feira, 17 de março de 2024
Local: R. Rio Trombetas, 828, Planta Bairro Weissópolis – Pinhais/PR
Horários: 09h e 14h
Araucária
Teatro da Praça
Quando: Terça-feira, 18 de março de 2024
Local: R. São Vicente de Paulo, 1091, Centro – Araucária/PR
Horários: 09h e 14h
Fazenda Rio Grande
Teatro Municipal de Fazenda Rio Grande
Quando: Quarta-feira, 19 de março de 2024
Local: R. Itália, 287, Nações – Fazenda Rio Grande/PR
Horários: 10h e 15h
Campo Largo
Casa da Cultura Dr. José Antônio Puppi
Quando: Quinta-feira, 20 de março de 2024
Local: R. do Centenário, 2011, Centro – Campo Largo/PR
Horários: 09h e 15h
Curitiba
Teatro Londrina Memorial de Curitiba
Quando: Sexta-feira, 11 de março de 2024
Local: R. do Rosário, 180, São Francisco – Curitiba/PR
Horários: 10h e 15h
Ingressos: Distribuição com 1h de antecedência na própria bilheteria
Informações sobre a circulação: Sandra Sahd | (19) 9.9791-4332
Informações para a imprensa: Vitor Prado | (18) 9.8173-3010 | [email protected]
Evento Gratuito
Classificação Livre
Acessível para deficientes visuais e físicos
—
Sobre Sandra Sahd: Escritora há mais de dez anos, Sandra tem 19 obras lançadas, incluindo ‘A Menina Centopeia’, ‘O Encanto da Minhoca’ e ‘A Doce Valente’ – que são provenientes de projetos incentivados. Proponente, autora e gestora do projeto em circulação no estado do Paraná, Sandra é formada em Educação Física pela UNICAMP. Comunicadora nata, é apaixonada por dividir conhecimento, principalmente relacionados às virtudes, nos livros que escreve. Sandra, que já foi apresentadora de TV, é também captadora de recursos e fundadora da organização social Embaixadores da Prevenção.
Patrícia Nascimento 11940761719 [email protected]