Segundo a Copel, último registro acima desse volume foi em julho de 2019; vazão nas quedas nesta sexta-feira (21) passou dos 2,4 milhões de litros por segundo, a média normal é de 1,5 milhões. 1ª foto mostra Cataratas nesta sexta-feira (21), e 2ª imagem mostra em abril, com uma das menores vazões de 2020
Marcos Landim e Cassiano Rolim/RPC
Após mais de um ano, a vazão do Rio Iguaçu, nas Cataratas, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, passou dos 2 milhões de litros por segundo, conforme a Companhia Paranaense de Energia (Copel). O último registro desse volume de água ocorreu em 27 de julho de 2019.
Nesta sexta-feira (21), o volume de água próximo das quedas passou dos 2,4 milhões de litros por segundo, o que representa 62% a mais da vazão média normal de 1,5 milhões de água.
Cataratas do Iguaçu registram a menor vazão de água do ano, diz Copel; VEJA FOTOS
Veja fotos aéreas das Cataratas do Iguaçu, em março de 2020
O leito do Rio Iguaçu nasce na região de Curitiba, atravessa o estado e deságua em Foz do Iguaçu, nas Cataratas, conforme a Copel. Por isso, as chuvas registradas nas últimas semanas na região metropolitana da capital foram importantes para o aumento da vazão do rio.
A maior vazão de 2020 no Rio Iguaçu, nas Cataratas, foi registrada na madrugada de quinta-feira (20), conforme a Copel. O volume de água nas quedas chegou a 2.470.000 de litros por segundo.
1º foto é desta sexta-feira (21), com mais de 2 milhões de litros d’água por segundo; 2ª é com a vazão a menos de 400 mil litros
Marcos Landim e Cassiano Rolim/RPC
Primeira imagem mostra Cataratas com a vazão acima da média, e segunda foto com um dos menores volumes de água do ano
Marcos Landim e Cassiano Rolim/RPC
Turismo
O Parque Nacional do Iguaçu foi reaberto ao público, pela segunda vez durante a pandemia, no dia 4 de agosto. Com a retomada gradual do atrativo, os moradores de Foz do Iguaçu e região representam 40% da visitação total.
Conforme a Cataratas S.A., até esta sexta-feira, mais de 4,5 mil pessoas visitaram as Cataratas. No mesmo período de 2019, mais de 76,8 mil pessoas estiveram no parque. Ou seja, por causa da pandemia, houve redução de 94% dos ingressos.
Com a pandemia do novo coronavírus, redução na venda dos ingresso é de 94% em relação ao mesmo período de 2019
Marcos Landim/RPC
As temperaturas previstas para Foz do Iguaçu, nesta sexta, eram entre 2ºC e 16ºC, conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Mas o frio não afastou os turistas de visitar as Cataratas.
Após dois dias de viagem, a mineira Eloina Sampaio estava animada para aproveitar as Cataratas, mesmo com as baixas temperaturas e a água das quedas.
“Frio não é problema, a gente tem calor lá em Minas, aqui a gente quer mais é curtir o frio mesmo.”
Apesar de observar de longe os amigos na passarela das Cataratas, para evitar se molhar, o turista Carlos Cardoso disse que não perderia a oportunidade de visitar o parque.
“É uma sensação boa estar aqui, nessa maravilha da natureza, congelando a mão por causa do frio, mas não podíamos perder a oportunidade de estar aqui.”
Parque Nacional do Iguaçu foi reaberto ao público no dia 4 de agosto
Zito Terres/RPC
Após mais de um ano, vazão das Cataratas passou de 2 milhões de litros de água por segundo
Zito Terres/RPC
Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 4 mil visitantes em agosto
Marcos Landim/RPC
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.