Bairros de Curitiba e Colombo ficam sem água até sábado (19); veja como fica rodízio até final de setembro


Sanepar alerta para queda no nível das barragens em Curitiba e região que, nesta sexta-feira (18), ficaram abaixo de 32% da capacidade total. São pelo menos 28 dias sem chuvas significativas na região, segundo a Sanepar.
Giuliano Gomes/PR Press
Bairros de Curitiba e Colombo vão ficar sem abastecimento de água até a tarde de sábado (19), informou a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
O serviço foi interrompido porque a água está muito turva no manancial Iraí, segundo a companhia.
Os bairros afetados são:
Curitiba: Santa Cândida e Atuba.
Colombo: Guarani, Rio Pequeno, Rio Verde, Campo Pequeno, Alto da Cruz, Mauá, Guaraituba, Palmital, Vila Zumbi e Maracanã.
Segundo a Sanepar, a queda no nível do Rio Piraquara e o lançamento irregular de rejeitos no rio são as principais causas do problema.
Nova tabela do rodízio
A companhia divulgou nesta sexta-feira (18) também a nova tabela do rodízio de fornecimento de água para a região de Curitiba, válida até o final de setembro.
O atual esquema de rodízio prevê fornecimento normal de água por 36 horas, interrupção por 24 horas e mais 12 horas de restabelecimento do serviço.
Confira o calendário do rodizio.
A Sanepar, no entanto, alerta para o risco do prolongamento da estiagem e para a queda do nível de água nos reservatórios.
Segundo a companhia, se o nível se aproximar dos 25% da capacidade total dos reservatórios da região, um esquema mais rígido de rodízio terá que ser implementado.
Por isso, a Sanepar orienta para o uso racional de água.
Nesta sexta-feira (18), o nível dos reservatórios caiu para 31% da capacidade total. Segundo a Sanepar, são 28 dias sem chuvas significativas na região.
Veja mais notícias no G1 Paraná.

By Paraná Já

Confira!