Em nota, INSS disse que esta segunda-feira “será um dia muito sensível para servidores e segurados” e disse que as entrevistas poderão ser reagendadas para terça (15) ou quarta (16). Usuários do INSS que agendaram entrevista para esta segunda-feira (13) deram de cara com as agências fechadas
Maurício Freire/RPC
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de Curitiba e de algumas cidades do Paraná como Cascavel e Ponta Grossa, que programaram a reabertura do atendimento presencial para esta segunda-feira (14), não reabriram.
Por conta disso, muitos usuários, que tinham feito o agendamento, perderam tempo em filas e reclamaram da decisão.
Em nota, o INSS disse que esta segunda-feira será um dia muito sensível para servidores e segurados. “Permanecemos quase seis meses sem atendimento presencial. Assim, o INSS entendeu que não seria adequado acrescentar mais esse compromisso num dia-chave para a instituição e a população. Sentimos muito por cancelar a entrevista, mas nos colocamos à disposição para reagendá-la para terça (15) ou quarta-feira (16)”, diz trecho da nota.
A Rosângela da Silva é uma das pessoas que ficou indignada com a decisão do INSS. Ela disse que está tentando uma perícia para conseguir um benefício para o filho, que tem necessidades especiais, desde abril do ano passado.
“Eles me disseram que eu tenho que ligar em outro momento para tentar agendar essa perícia de hoje. Só que a culpa não foi minha. Não fui eu que perdi o dia da perícia, foram eles que se recusaram a me atender”, desabafou.
Emocionada depois de ficar muito tempo na fila, Rosângela disse ainda que não é fácil sair com uma criança especial de casa.
“Não é fácil acordar ele cedo em um momento de tranquilidade dele, não é fácil manter ele aqui sossegado. De abril pra cá, quem vai me sustentar? Quem vai dar um pão para o meu filho? É muito fácil o governo falar que é bonitinho, que existe uma lei para as crianças ou para qualquer outra pessoa aqui. Ninguém aqui está pedindo esmola, não. Todo mundo aqui precisa”, acrescentou.
O INSS suspendeu o atendimento presencial no final de março como medida de enfrentamento da epidemia do coronavírus. A reabertura estava prevista inicialmente para 13 de julho, e uma primeira prorrogação determinava a retomada gradual do atendimento presencial a partir de 3 de agosto. Depois, o governo passou para 24 de agosto. No último adiamento, a data para retomada foi estabelecida para esta segunda-feira.
De acordo com o INSS, o atendimento presencial está sendo retomado devido a uma forte demanda relativa a cumprimento de exigências por parte do segurado. Esses pedidos são aqueles em que é verificada a necessidade de outros documentos para concessão do benefício.
Solicitações de aposentadoria, pensão, salário maternidade, continuam sendo feitos remotamente.
Veja mais notícias no G1 Paraná.
Com expectativa de atendimento presencial, usuários do INSS formam fila e reclamam após encontrar agências fechadas em Curitiba e no interior do Paraná
