Estratégias de marketing que funcionam estão sempre atreladas à uma forte identidade de marca. São a combinação entre pragmatismo e intuição. Uma boa estratégia de marketing deve, então, começar com o design de identidade da marca que, segundo a renomada designer Alina Wheeler, é uma dança da intuição com a intenção. Logo, o profissional de marketing percebe que todo o processo de criação e execução das suas estratégias também é assim: um constante passo a passo entre o intuitivo e o intencional.
É por isso que as estratégias que funcionam nunca são desenvolvidas somente a partir da análise de dados do mercado, mas sempre depois que alguém surge com um poderoso insight.
Mas como ter um insight e, afinal, o que é um insight?
Aquelas ideias incríveis que surgem “do nada” e de repente tudo faz sentido e você consegue conduzir suas ações de forma que tudo siga uma linha para o sucesso. Essas ideias são insights. Mas como você já deve imaginar, elas não surgem do nada e, inclusive, fazem um longo caminho até surgir no momento certo para determinar o êxito das estratégias.
Antes dos insights surgirem, fica a cargo do marketing analisar metodicamente o mercado, a atuação dos concorrentes, a comunicação da empresa, a experiência do cliente bem como o cenário cultural. Com as ferramentas digitais, é possível que essa análise seja cada vez mais aprofundada, o que permite que o marketing fique imerso no mar de conteúdo de onde seus insights “milagrosamente” aparecerão.
Para uma estratégia de sucesso você precisa ter um insight.
Getty Images
Esta é a parte técnica, é quando se trabalha com a intenção, com a pragmática. A partir daí, todas essas ideias e noções a que a equipe de marketing fica exposta vão ficar flutuando na mente, colidindo em sinapses que mais cedo ou mais tarde produzirão o insight.
A parte intuitiva começa quando o marketing capta o insight e decide se vai seguí-lo para conduzir a estratégia a partir dele.
Insight e estratégia de marketing: um depende do outro?
Pare para pensar: é o insight que depende da estratégia e nunca o inverso. Pois a estratégia depende da intenção do marketing da empresa, e o insight só fará sentido se atender a esta intenção. Agindo pelo intencional, a estratégia já começa a ser traçada quando a equipe de marketing se propõe a conhecer nomes de empresas, de produtos, processos de venda, embalagens, comunicações, linguagens, enfim todo o universo que pode ser lugar para o seu plano de ação. E só então, o insight tem seu lugar para nascer e finalmente, criar as estratégias de marketing mais originais e inovadoras.
Insights e estratégias estão sempre juntos, são uma dança entre a intenção e a intuição.
Getty Images
Portanto, lembre-se sempre que por mais incrível que seja o insight, ele só surge a partir do conhecimento e das técnicas aplicadas pelo marketing em todas as fases do processo. E por isso, nunca espere pelos insights, esteja sempre se expondo ao máximo de conhecimento que for capaz.
Quer ter inteligência criativa para conduzir suas estratégias de marketing e ter mais insights para suas campanhas? Converse agora mesmo com os estrategistas da Agência W. Godoy.
Como ter insights para criar estratégias de marketing inteligentes?
