A convocação da seleção brasileira para os jogos contra Bolívia e Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, foi divulgada pelo técnico Tite nesta sexta-feira (18). Os 23 convocados estão presentes na lista publicada no site da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e que você confere aqui.
O duelo contra os bolivianos acontece na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, em São Paulo. Depois o Brasil viaja para Lima, onde encara o Peru.
CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO
A principal novidade da lista é o jovem Gabriel Menino, do Palmeiras. O meio campista também pode atuar na lateral e é chamado pela primeira vez. Já as ausências são os atacantes Bruno Henrique e Gabigol. A dupla estava em grande fase em março, mas caiu de rendimento e ficou de fora.
Tite já tinha feito essa convocação da seleção em março, mas ela não valeu já as duas primeiras rodadas das Eliminatórias foram adiadas por conta da pandemia mundial de coronavírus.
Os duelos contra Bolívia e Peru estavam previstos para os dias 27 e 31 de março, mas foram suspensos assim como todas as outras competições esportivas.
Os jogadores selecionados por Tite são:
GOLEIROS
Alisson – Liverpool (ING)
Santos – Athletico-PR
Weverton – Palmeiras
LATERAIS
Danilo – Juventus (ITA)
Gabriel Menino – Palmeiras
Alex Telles – Porto (POR)
Renan Lodi – Atlético Madrid (ESP)
ZAGUEIROS
Thiago Silva – Chelsea (ING)
Marquinhos – Paris Saint Germain (FRA)
Felipe – Atlético de Madrid (ESP)
Rodrigo Caio – Flamengo
MEIAS
Casemiro – Real Madrid (ESP)
Fabinho – Liverpool (ING)
Bruno Guimarães – Lyon (FRA)
Douglas Luiz – Aston Villa (ING)
Philippe Coutinho – Barcelona (ESP)
Everton Ribeiro – Flamengo
ATACANTES
Gabriel Jesus – Manchester City (ING)
Rodrygo – Real Madrid (ESP)
Neymar – Paris Saint Germain (FRA)
Everton – Benfica (POR)
Roberto Firmino – Liverpool (ING)
Richarlison – Everton (ING)
TITE NA SELEÇÃO
Tite tem 77,78% de aproveitamento no comando da seleção brasileira. Ele soma 48 jogos até aqui, sendo 34 vitórias, 10 empates e quatro derrotas. Além disso, são 100 gols marcados e 17 sofridos, ou seja, um saldo positivo de 83 gols. Ou seja, o Brasil de Tite tem uma média de anotar dois gols por jogo e sofrer um gol a cada três partidas.
Por enquanto, o artilheiro da Era Tite é Gabriel Jesus, com 19 gols. Na sequência, aparecem Neymar, com 15, Philippe Coutinho, com 13, e Roberto Firmino, com 9.
Por fim, Coutinho é o jogador mais chamado pelo treinador, convocado em 16 ocasiões. Na sequência, aparece Casemiro, com 15.
Apesar da eliminação para a Bélgica na Copa do Mundo em 2018, Tite se manteve no cargo com certa tranquilidade após levantar a taça da Copa América. Contudo, a pressão existe sobre o desempenho da equipe nas Eliminatórias, principalmente após a oscilação no segundo semestre de 2019. Com ‘ressaca’ do título, o time venceu apenas um dos cinco amistosos que fez.
Relembre a lista dos últimos jogos da seleção brasileira:
- Brasil 0 x 1 Peru – 11 de setembro;
- Brasil 1 x 1 Senegal – 10 de outubro;
- Brasil 1 x 1 Nigéria – 13 de outubro;
- Brasil 0 x 1 Argentina – 15 de novembro;
- Brasil 3 x 0 Coreia do Sul – 19 de novembro.