Covid-19: 45 milhões de doses da vacina serão disponibilizadas até dezembro, segundo Butantan

Covid-19: 45 milhões de doses da vacina serão disponibilizadas até dezembro, segundo Butantan

O Instituto Butantan demonstrou expectativa de disponibilizar 45 milhões de doses da vacina contra Covid-19 na Rede SUS (Sistema Único de Saúde) até o mês de dezembro.

Como cada pessoa precisa receber duas doses da vacina, essa previsão aponta que 22,5 milhões de brasileiros receberiam a imunização contra a Covid-19 ainda neste ano.

A expectativa do Instituto Butantan é disponibilizar 60 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 até março e 100 milhões em maio de 2021.

Essa vacina seria encaminhada pelo laboratório da China Sinovac Life Science, que desenvolveu a CoronaVac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo.

O diretor do Instituto Butatan, Dimas Covas, explicou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (28) que os estudos chineses sobre a CoronaVac já foram feitos com 24 mil voluntários chineses e demonstraram apenas 5,2% de efeitos colaterais, sendo 3,3% deles de efeitos mais graves (dor no local da aplicação) e apenas 0,18% de manifestações febris.

A CoronaVac é uma das vacinas contra a Covid-19 em fase mais adiantada de testes no mundo , junto com a que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford.

O laboratório chinês já realizou testes do produto em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2. Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra as proteínas do vírus.

LEIA MAIS: Paraná planeja iniciar testes da vacina russa contra a Covid-19 em 45 dias

By Paraná Já

Confira!