Busca online por receitas práticas e saborosas cresce e consumidores podem comprar produtos para diversificar na cozinha sem sair de casa Uma mudança de comportamento vem se destacando na rotina dos brasileiros em meio a pandemia do coronavírus: o preparo de suas próprias refeições. A cozinha, que antes nem sempre era um lugar explorado, passou a ser refúgio tanto para os jovens que moram sozinhos quanto para as famílias. E, independente da idade, questões como praticidade, segurança e sabor tem sido características de destaque na escolha dos produtos. “O cenário atual acelerou mudanças de comportamento e novos hábitos de consumo vieram para ficar. Quem antes não se arriscava na cozinha, agora sabe que é possível elaborar uma alimentação balanceada, de forma prática e rápida. O preparo da comida e a refeição à mesa se tornaram entretenimento e reafirmaram o sentido de confraternização em um período de isolamento social”, comenta Enrico Milani, CEO da Vapza. Para ele, este é um dos motivos que levaram a marca a crescer em meio à pandemia.
Segundo dados da empresa, o público jovem – de 18 a 34 anos – contribuiu significativamente para o aumento do consumo dos produtos embalados a vácuo e cozidos no vapor, produzidos pela marca. “No início da quarentena tivemos um ‘boom’ de clientes em busca de produtos para estocar. Ninguém sabia o que esperar do dia seguinte. Gradativamente as pessoas foram retomando a rotina, porém nossos números continuaram a crescer. Isso significa que atingimos um novo público e conseguimos fidelizá-lo”, revela Milani.
A influenciadora digital, Sabrina Cornelsen, de 34 anos, faz parte deste público. Ela conta que aumentou o consumo desse tipo de alimento pela praticidade e saudabilidade. “Mesmo na quarentena os dias são corridos para mim. Eu já conhecia e consumia eventualmente os produtos da Vapza, porém com o isolamento social, passei a comprar ainda mais, pois acredito que eles aliam a facilidade para o dia a dia com a qualidade. Posso citar o feijão, que consumo diariamente e preparo rapidamente, sem precisar ficar horas no fogão”, afirma. Além de agilidade, outros fatores que se destacam perante os consumidores são informação, transparência e responsabilidade de atuação das marcas.
Fricassé com frango desfiado Vapza
Divulgação
Benefícios
Divulgação
Cresce a busca por receitas na internet
De opções tradicionais até pratos mais elaborados, os sites buscadores têm registrado altos índices de procura por inspirações gastronômicas. No portal da Vapza, por exemplo, é possível além de comprar os produtos de forma online, ter acesso a um CookBook – acesse aqui – com inúmeras receitas para colocar a mão na massa, assinadas pela Chef de Cozinha e Nutricionista, Camile Fiuza.
“Na grande maioria das vezes, os consumidores vão em busca das receitas para, posteriormente, adquirir os produtos. E no novo normal que tem se apresentado, eles nem mesmo precisam ir atrás desses ingredientes, já que está tudo disponível de forma online com entrega no conforto de casa”, argumenta Milani.
Para Camile o segredo é dosar. “Existem receitas saborosas e que podem ser saudáveis e práticas. Explorar os insumos com opções de qualidade faz toda a diferença no preparo”, diz.
CookBook Vapza
Divulgação
Preferência pelos orgânicos
O rol de produtos Vapza é bastante diversificado, na lista das preferências dos consumidores da marca aparecem o frango desfiado, a carne seca, o feijão carioca, a mandioquinha, a canjica e o grão de bico, que cresceu expressivos 102% nos últimos meses de 2020. Porém, algo que vem chamando atenção positivamente para o setor de orgânicos é o crescimento gradual destes insumos. Segundo a pesquisa “Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil”, realizada pela Associação de Promoção dos Orgânicos – Organis – 19% dos brasileiros compraram algum tipo de alimento orgânico em 2019, contra 15% em 2017. “Nossa linha orgânica cresceu em média 54% nestes seis primeiros meses do ano”, finaliza Milani.
Baixe gratuitamente aqui o CookBook Vapza e tenha acesso a inúmeras receitas práticas e saborosas, assinadas pela Chef de Cozinha e Nutricionista, Camile Fiuza.
CookBook Vapza
Divulgação