Cadernos, revistas técnicas, convênios, cursos on-line gratuitos, editais de fomento, Livro dos Mapas e Tabelas de Honorários são algumas iniciativas desenvolvidas pelo Conselho Além de regulamentar e fiscalizar o exercício ético profissional, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) também realiza ações de apoio às instituições de ensino, profissionais, empresas e Entidades de Classe. Os serviços de valorização, atualização e desenvolvimento são nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Em 2020, cerca de 15 projetos estão em andamento em todas as cidades paranaenses por meio das Regionais de Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa. Para o presidente em exercício do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Osvaldo Danhoni, a oferta de produtos fortalece o Sistema Profissional e as próprias cidades. “Ao trabalhar em defesa dos interesses das profissões e do desenvolvimento das áreas em questão, a autarquia pública também contribui para a proteção e o crescimento sustentável da sociedade”, ressalta.
Algumas iniciativas do Crea-PR existem há décadas e outras só ocorrem em períodos específicos, como em anos eleitorais. Na lista dos projetos desenvolvidos, estão os Cadernos Técnicos; Revistas Técnico-Científicas; convênios; cursos on-line gratuitos; Editais de Fomento; Livro de Mapas, Portal da Educação com as instituições de ensino e cursos credenciados; Árvore Normativa com acesso rápido às principais leis, decretos e resoluções do Sistema Confea/Crea; Tabelas de Honorários com valores das atividades praticadas no mercado; Portal de apoio ao Profissional do Serviço Público com informações exclusivas sobre licitações, legislação, projetos de obras públicas, auditorias e execuções de obras públicas; Manual do Jovem Profissional para profissionais que estão iniciando a carreira; e a Mútua, entidade assistencial do Sistema Confea-Crea que presta serviços, ações e benefícios diferenciados para melhor qualidade de vida aos mutualistas.
Carta de apresentação do Crea-PR
Lucas Aron Nogas
Os Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDMs) estão entre os projetos de pleitos eleitorais. Produto do Programa Agenda Parlamentar, o EBDMs são constituídos por uma série de mais de 100 estudos específicos direcionados a 40 municípios paranaenses, com soluções objetivas e viáveis às cidades. Segundo o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Prattes, a ideia é que os documentos sejam incorporados aos planos de governo dos candidatos às prefeituras das Eleições de 2020 e, depois, aos planos plurianuais municipais dos candidatos eleitos.
Reconhecido pela sua eficiência na fiscalização, agilidade e inovação, o Conselho também possui uma estrutura de suporte competente que trata dos assuntos relacionados ao sistema profissional, como Acervo Técnico, Acessibilidade, Educação e Atribuição Profissional, Ética Profissional, Meio Ambiente, Prevenção de Sinistro, entre outros. As comissões, comitês e grupos de trabalho debatem, trocam informações e propõem soluções aos problemas surgidos.
Às Entidades de Classe, os termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento do Crea-PR dão apoio financeiro para as instituições realizarem atividades voltadas ao aperfeiçoamento técnico, cultural e científico dos profissionais associados. O programa, iniciado em 2017, permite apenas projetos que englobem temas relacionados ao Conselho e à atividade profissional, como fiscalização das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea; divulgação da legislação e do Código de Ética Profissional; e conscientização sobre a importância de registro da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e do Acervo Técnico.
Manual do Jovem Profissional do Crea-PR
Lucas Aron Nogas
Em quatro anos, os Editais de Chamamento disponibilizaram mais de R$ 7,2 milhões para 47 diferentes Entidades de Classe do Estado, impactando 52 mil profissionais. Ao todo, foram 252 projetos desenvolvidos no período. As Entidades com projetos selecionados aplicaram os recursos no desenvolvimento de revistas técnicas (impressas e digitais) e na realização de congressos, seminários, workshops, cursos e treinamentos. Para ter acesso aos programas, as Entidades devem estar com o registro regular no Crea-PR e atender as exigências do Edital.
Ainda sobre questões financeiras, as Entidades e associados contam com a Cooperativa de Crédito Cred-Crea, onde são produtores e consumidores solidários. A cooperativa oferta serviços bancários e recursos para aquisição de imóveis, como para construir, reformar, decorar e proteger os bens, mas também condições financeiras para lazer, viagens, aquisição de veículos e de outros bens materiais. As soluções em destaque são: cartões, consórcios, seguros, conta corrente, crédito, investimentos financeiros, pagamentos e recebimentos.
EAD do Crea-PR
O PróCrea2.0 é a plataforma de Educação a Distância do Crea-PR, que neste mês de julho disponibiliza 10 cursos gratuitos aos profissionais e acadêmicos de graduações afetas ao Sistema Confea/Crea. Até setembro, devem ser lançados outras quatro novas capacitações on-line sobre Liderança Funcional; Gestão de Equipes e de Conflitos; Inovação na Comunicação e Gestão de Pessoas e um curso apresentativo do Sistema Confea/Crea.
Confira os temas das capacitações disponíveis:
Simulação numérica e eletromagnetismo
Máquinas térmicas
Ciclo Rankine
Economia Circular
Nivelamento de Cálculo
Diferenças Finitas
Microgeração de Energia Solar
Redes Industriais
Automação Ferramentas da Qualidade
Indústria 4.0 e Competências para a 4º Revolução Industrial
Além do EAD, o Conselho também oferta aos universitários e profissionais paranaenses cursos e capacitações exclusivas em parceria com as Associações de Engenheiros, Agrônomos e de profissionais das Geociências com valores abaixo do mercado. Anualmente, são disponibilizados até 20 cursos no PróCrea2.0. Até junho, mais de 3 mil profissionais se inscreveram para os cursos e, até dezembro, a estimativa é superar mais de 5 mil inscrições.
Livro de Mapas completa 10 anos
Iniciativa do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), coordenada pelo Engenheiro Cartógrafo Giovani Castolldi, o Livro de Mapas é uma publicação que integra o Sistema de Informações Geográficas (SIG) do Crea-PR, criado em 2010. As edições contêm dados do perfil regional das modalidades profissionais, de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) emitidas no Estado, das Fiscalizações realizadas pelo Conselho, além de mapas temáticos sobre população, desenvolvimento humano, clima, hidrografia e relevo do Paraná, entre outros assuntos.
Capas de todas as edições do Livro de Mapas
Arquivo Crea-PR
De acordo com Castolldi, que também é analista de geoprocessamento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, o Livro de Mapas tem informações que servem de subsídio para elaboração de projetos acadêmicos, de prefeituras, associações profissionais e para pessoas que têm interesse em empreender. “A publicação faz um apanhado das atividades do Conselho durante o ano, por isso estes dados podem ser utilizados por gestores públicos como uma boa fonte de informação para tomadas de decisões relacionadas às áreas de competência da autarquia federal”, destaca.
Desde que foi criado, o Livro de Mapas teve tiragem anual de 1000 exemplares com distribuição gratuita pelo Crea-PR, disponível nas sedes das Regionais. A última edição é de 2018 e todas podem ser acessadas por download e leitura em formato de e-book neste link. As próximas edições serão apenas digitais.
Convênio como a ABNT
Em 2019, o Sistema Confea/Crea/Mútua renovou o convênio com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão responsável pela normatização técnica no país. Pelo contrato, os profissionais registrados e em situação regular têm acesso às normas técnicas nacionais para difundir o conhecimento técnico e a importância da normatização. São inúmeros benefícios:
Acesso ilimitado ao conhecimento de normas técnicas via Internet
Flexibilidade, rapidez e menor custo no acesso ou aquisição de normas técnicas via Internet
50% do preço de venda praticado pela contratada para os profissionais da área tecnológica registrados e regulares, na aquisição das normas técnicas da ABNT e da AMN – Associação Mercosul de Normalização
60% do preço de venda praticado pela ABNT para os profissionais da área tecnológica, registrados e regulares, que sejam associados à Mútua, e que estejam em dia com suas obrigações associativas, na aquisição das normas técnicas da ABNT e da AMN
Visualização gratuita de cada norma técnica por um tempo pré-determinado, durante a vigência do Termo de Contrato
15% nos preços praticados pela ABNT no ato da inscrição em cursos de grade de capacitação da ABNT aos profissionais da área tecnológica, registrados e adimplentes junto ao Sistema Confea/Crea
Os 33 Cadernos Técnicos
Integrantes do Programa Agenda Parlamentar, os Cadernos Técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) são desenvolvidos em parceria com mais de 50 especialistas. As temáticas abordadas orientam gestores públicos sobre questões técnicas que envolvem as atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências. Os documentos apontam problemas frequentes, trazem alternativas e soluções, além de apresentarem cases de sucesso aos prefeitos. Segue a lista dos temas abordados nos cadernos:
Eficiência Energética
Acessibilidade
Arborização Urbana
Prevenção de Catástrofes
Cercas Eletrificadas
Manejo e Conservação do Solo e da Água
Construção é Coisa Séria
Iluminação Pública
Instalações Provisórias
Licenciamentos Ambientais
Licitação
Licitações e Obras Públicas
Mobilidade Urbana
Certificação de Produtos Orgânicos
Piscicultura
Planos Diretores
Inspeção e Manutenção Predial
Programas de Qualificação de Mão de Obra
Resíduos Sólidos
Saneamento Ambiental
Uso/Reuso da Água
Drenagem Urbana
Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas SPDA
Noções de Cadastro Territorial Multifinalitário
Implantação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA nos Municípios
Comportamento Geotécnico das Encostas
Geração de Energia Fotovoltaica (novo)
Biodigestores (novo)
Aplicações da lei de desburocratização (novo)
Norma de Desempenho aplicada aos Municípios (origem do Chamamento Público)
Saneamento e recursos hídricos
Aplicação e utilização da plataforma eletrônica BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção) (origem do Chamamento Público)
Agricultura Urbana
Biblioteca Virtual
Para acadêmicos das profissões ligadas às Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnológicas e Técnicas, a Biblioteca Virtual do Crea-PR é uma importante ferramenta de apoio à pesquisa técnico-científica. O espaço é destinado ao compartilhamento de conhecimentos e informações. São disponibilizados anualmente na Biblioteca Virtual milhares de artigos técnicos, publicações e trabalhos de conclusão de graduação de cursos afetos ao Sistema Confea/Crea.