Segundo informações da Sesa (Secretaria da Saúde do Paraná), desde o início da pandemia o Paraná registrou 309 locais com surtos da covid-19, principalmente em indústrias, estabelecimentos comerciais, instituições de saúde, instituições de longa permanência de idosos, penitenciárias, bancos, igrejas e encontros familiares.
Os surtos da covid-19 no Paraná somam 8.215 casos, do total de 105.184, confirmados e 89 óbitos, do total de 2.704. A Sesa relembra que para a configuração de um surto é preciso o registro de pelo menos três confirmações, por teste do RT-PCR, no mesmo ambiente, em um período de 14 dias entre os casos.
INSTITUIÇÕES DA ÁREA DE SAÚDE REGISTRAM MAIOR NÚMERO DE SURTOS
O monitoramento dos surtos é feito pelo CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) e apresentado ao COE (Centro de Operações de Emergências) para as medidas de alerta e de controle. As informações chegam por meio dos municípios ou regionais de saúde, em seguida, são confirmadas e tabuladas.
No Paraná, as instituições da área da saúde registram maior número de surtos: são cerca de 70 em hospitais, clínicas, laboratórios e farmácias, envolvendo mais de 1.100 trabalhadores infectados pelo novo coronavírus. No total, foram contabilizados 40 óbitos.
Na sequência, estão as indústrias, que apresentam 55 surtos, em várias áreas, como de maquinários, motores, alimentos, compensados, cimento, papel e roupas. As agroindústrias são alvo de muita atenção da Secretaria da Saúde e do monitoramento, com 13 surtos nos segmentos de laticínios e processamento de grãos.
O setor dos frigoríficos, que emprega cerca de 100 mil pessoas no Paraná, já teve 33 surtos. A Sesa já publicou Resolução (944/2020) e Nota Orientativa (31/2020) específicos e promoveu várias videoconferências com o segmento para discutir e implantar ações e planos de contingência nas áreas que as empresas frigoríficas estão instaladas.
O comércio em geral aponta 13 surtos, agências bancárias oito, restaurantes sete, supermercados quatro e igrejas três. Outros locais como salão de beleza, academia, alojamento, escritórios de contabilidade e empresas da área da informática também apresentaram surtos da Covid-19.
Entre as instituições que registram mais ocorrências estão os asilos com 23 surtos, e as unidades prisionais, com 11.
REGIÕES DO PARANÁ COM MAIOR NÚMERO DE SURTOS DA COVID-19
Na soma geral, as regiões com maior número de surtos são:
- Cascavel, com 64 ocorrências;
- Curitiba com 27;
- Foz do Iguaçu, com 24;
- Cornélio Procópio com 22;
- Toledo com 21;
- Francisco Beltrão com 20;
- Maringá com 20;