Josué Eraldo da Silva responde: Existe facilidade sobre o uso de novos produtos e materiais?

Produtos e materiais tecnológicos podem gerar processos mais produtivos e eficientes para a sua obra? Você já ouviu falar dos novos materiais estudados pelo mercado e o seu potencial?

Antes de tudo, é importante entender que a Engenharia Civil está sempre se transformando e gerando novos processos de qualidade, onde cada inovação deixa algum tipo de “marca” na forma de construir.

Empreendimentos estão sempre inovando sua forma de construir, e para gerar mais eficiência, o mais indicado é sempre estar atento e bem atualizado quantos aos processos exigidos no mercado da Engenharia Civil.

Segundo Josué Eraldo da Silva, proprietário da Jacitara e especialista em construção, muitos materiais na atualidade são os grandes responsáveis por otimizar e gerar mais valor a cada construção. A utilização de novos produtos e materiais podem gerar mais valor para um projeto na medida em que são mais tecnológicos e produtivos.

Os novos materiais, ainda passam por fase de adaptação, porém muitos empreendimentos já passaram a aderir. Isso porque esses novos materiais e produtos são muito importantes para a qualidade de vida de uma construção, dessa forma, trata-se de uma categoria que está revolucionando a inovação na construção civil.

Para Josué Eraldo da Silva, as tecnologias de produtos e materiais pode proporcionar um trabalho mais eficiente para um canteiro de obras. E há grandes responsáveis por isso, e um exemplo é a utilização do Alumínio Transparente.


O Alumínio Transparente foi criado com uma tecnologia que utiliza o laser para conceber a peça, tratando-se de um forte candidato à substituição do vidro. Por ser mais resistente que o aço, estamos falando de um material que é muito mais seguro e evita acidentes relacionados a cortes, muito comuns quando o vidro é utilizado.

Outro material atual e eficiente, está sobre o Contrapiso Autonivelante. Consiste em uma tecnologia podendo ser considerada “nova” no Brasil, porém tem sido pesquisada há um longo tempo por diferentes pesquisadores.Embora seu custo seja mais elevado em relação à tradicional argamassa, o autonivelante pode ajudar a acelerar o tempo de execução da obra, onde pode facilitar a eficiência de um ambiente de trabalho, transformando-o em mais funcional e ágil.

Conquanto, os materiais mencionados possuem destacado devido a qualidade proporcionada. Estima-se que essas novas formas de construir possuíram mais destaque, e serão as responsáveis por diminuir o impacto negativo de alguns processos na construção civil.

Por fim, levando em consideração o seu tempo de adaptação, essas tecnologias são bem procuradas e entrarão em evidência aos poucos. É preciso levar em conta que não trata-se de qualquer material, sendo processos bem explorados e produtivos. Com o mercado de construção em constante mudança, estima-se que aos poucos esses materiais farão parte da vida de muitos engenheiros.

By Paraná Já

Deixe um comentário

Confira!