Se você ainda não parou para pensar no seu cliente, é hora de traçar uma estratégia e focar em experiências que vendem. Você já parou para pensar em quem compra de você? Se sim, ótimo, você está no caminho certo. Se ainda não, chegou o momento de analisar essa estratégia.
Pensar no seu consumidor é pensar não apenas como um cliente, mas como uma pessoa que faz parte do seu negócio. E, como quem faz parte, deseja uma boa experiência ao adquirir um produto ou um serviço.
Sabe quando você compra uma roupa e recebe um mimo? Ou simplesmente quando você é muito bem atendido em algum lugar? Isso tudo faz parte da experiência do consumidor. E, obviamente, quando acontece de uma boa forma, você procurará esses lugares novamente, não é? Afinal, quem não gosta de ser bem atendido?
Agora, e quando acontece o contrário? Aí não tem jeito que te faça voltar nesse lugar ou comprar novamente. Se isso nunca aconteceu com você, com certeza você conhece alguém que já tenha passado por isso.
Oferecer uma experiência ruim é sinônimo de perder clientes e, consequentemente, faturamento.
O marketing boca a boca ainda existe
Engana-se quem pensa que o marketing boca a boca é ultrapassado, ele existe e ainda é muito forte. Principalmente quando trata-se da boas ou más experiências, as pessoas sempre disseminam opiniões e informações.
O consumidor busca bom atendimento e bons produtos, oferecer isso a ele faz parte da estratégia de boas experiências
Getty Images
Você já deve ter comprado alguma coisa só porque alguém falou muito bem para você. E, se isso aconteceu, foi porque essa pessoa teve uma boa experiência e tornou-se um propagador daquele produto ou marca. E quando falam mal? Aí você corre longe daquele lugar.
É muito comum que a experiência do outro seja um facilitador na decisão de uma compra.
Em resumo, sempre pense no seu cliente como um divulgador da sua marca ou empresa. Por isso, foque no bom atendimento e crie uma conexão com o consumidor, de modo que quando ele precisar de um serviço na sua área, você seja sempre o primeiro nome na cabeça dele.
Seja uma boa ou uma má experiência, o cliente sempre vai propagar a sua opinião. E isso pode ser o sucesso ou o fracasso de um negócio.
Getty Images
É fato que, para a sobrevivência de um negócio, um dos principais pilares são os consumidores. Por isso, uma boa experiência do cliente pode se tornar um grande diferencial na sua empresa, e na vinda de novos clientes.
Mais importante que vender um produto é vender uma boa experiência
