Número de casos do novo coronavírus no Paraná chega a 132.145 com 3.306 mortes, diz Sesa


Relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta terça-feira (1º) aponta aumento de 1.647 diagnósticos e 55 mortes, em comparação com o dia anterior. Secretaria de Estado da Saúde divulgou boletim com o total de casos confirmados do novo coronavírus no Paraná
CDC no Unsplash/ Divulgação
Um relatório divulgado, nesta terça-feira (1º), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontou que o número de casos confirmados do novo coronavírus no Paraná chegou a 132.145.
O total de mortes pela Covid-19 é de 3.30, segundo o relatório. Os dados mostram aumento de 1.647 casos e 55 óbitos, em comparação com o total do dia anterior.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
DECRETOS: Veja o que pode abrir e o que deve fechar nas principais cidades
BEM AQUI: RPC tem plataforma com estabelecimentos e serviços que estão atendendo
Conforme a secretaria, 90.170 pacientes se recuperaram da doença no estado, o que representa 68,2% do total de confirmações de casos.
O boletim aponta que, além do total de casos locais, há outros 1.429 diagnósticos da Covid-19 que foram confirmados no estado, mas em pessoas que moram fora do Paraná. Desse total, foram registradas 39 mortes.
Novas mortes
As 55 mortes inseridas no relatório, de acordo com a Sesa, foram registradas entre o dia 2 de agosto e esta terça-feira. Os pacientes tinham idades entre 32 e 94 anos, sendo 18 mulheres e 37 homens.
Curitiba – 12 novas mortes;
Londrina – 5 novas mortes;
Foz do Iguaçu – 4 novas mortes;
Dois Vizinhos, Ponta Grossa e São José dos Pinhais – 3 novas mortes cada;
Paranaguá e Telêmaco Borba – 2 novas mortes cada;
Andirá, Antonina, Arapongas, Araucária, Cambará, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Colombo, Cruzeiro do Iguaçu, Fazenda Rio Grande, Florestópolis, Itaperuçu, Jaguariaíva, Maringá, Piraquara, Realeza, Roncador e São José das Palmeiras – 1 nova morte cada.
Veja, abaixo, as informações detalhadas.
Novas mortes por Covid-19
Internamentos
Segundo a Sesa, o estado possui 1030 pessoas com casos confirmados de Covid-19 internadas, sendo 852 em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e outras 178 em leitos da rede particular.
Pela rede pública, 379 pacientes com casos confirmados estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e 473 estão em leitos de enfermaria.
Na rede privada, são 59 pessoas com casos confirmados internadas em UTI e outras 119 em leitos clínicos.
Além desse total, outros 1.182 pacientes com suspeita de casos de coronavírus estão internados aguardando exames. São 507 em leitos UTI e 675 em enfermaria, pelas redes pública e particular.
Ocupação de leitos
A taxa de ocupação de leitos exclusivos para a Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde é a seguinte:
72% dos 1.095 leitos de UTI adulta
52% dos 1.558 leitos de enfermaria adulta
22% dos 49 leitos de UTI pediátrica
25% dos 67 leitos de enfermaria pediátrica
Conforme a divisão de leitos por macrorregiões, realizada pela secretaria, os leitos de UTI para adultos reservados para casos confirmados e suspeitos da Covid-19, a região Leste — que abrange Curitiba, o Litoral e cidades como Ponta Grossa e Guarapuava — possui a maior taxa de ocupação.
Veja abaixo como está a ocupação deste tipo de leito por macrorregião:
Leste: 79%
Norte: 63%
Oeste: 63%
Noroeste: 62%
Curitiba
Na capital do estado, segundo informado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira, a taxa de ocupação geral dos 355 leitos de UTI e enfermaria do SUS exclusivos para Covid-19 para pacientes adultos e crianças é de 80%.
Considerando os leitos de UTI adulta, pela rede pública, a taxa é de 83%. Na ala pediátrica, a ocupação dos leitos de UTI é de 29%.
A prefeitura informou ainda que os leitos de enfermaria adulto e pediátrica pelo SUS apresentam taxa de 78% de ocupação.
Casos por cidade
A atualização desta terça-feira mostra que 398, dos 399 cidades do Paraná, registraram ao menos um caso do novo coronavírus.
O município de Laranjal, que possuía uma confirmação, teve o diagnóstico do paciente transferido para Maringá e, assim, voltou a não nenhum caso.
Duzentas e oitenta cidades possuem registros de mortes pela doença.
Alteração nos dados
Ainda no relatório, a secretaria informou alterações em dados de boletins anteriores, com transferências de casos e de uma morte entre municípios.
Dois casos confirmados em São Pedro do Paraná foram transferidos para Batayporã (MS);
Um caso confirmado em Teixeira Soares foi transferido para Curitiba;
Um caso confirmado em Laranjal foi transferido para Maringá;
Um caso confirmado em Curitiba foi transferido para Colombo;
Um caso confirmado em Curitiba foi transferido para Fazenda Rio Grande;
Um caso confirmado em Ubiratã foi transferido para Cascavel;
Uma morte confirmada em Toledo foi transferida para Marechal Cândido Rondon.
Initial plugin text
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Paraná Já

Confira!