O que são as populares máquinas automatizadas? Josué Eraldo da Silva comenta

Está claro cada vez mas a importância da tecnologia no dia a dia de cada um. Através dela, os processos construtivos passaram a criar uma nova noção de realidade.

Processos como casas inteligentes e a utilização de recursos tecnológicos para visualizar um projeto são uma das ideias que transformam e transformarão cada vez mais as formas de construir.

Para o empresário Josué Eraldo da Silva, CEO da Jacitara Holding, a tecnologia é um dos segmentos mais investidos, e ela é a responsável por moldar constante a engenharia civil. A partir disso, as máquinas automatizadas foram criadas para gerar mais facilidade a um canteiro de obras.

Trata-se de etapas ao ser realizado cada trabalha de forma diferente aos demais. Dessa forma, nas fases da obra em que se necessita utilizar trabalho braçal, o uso da mão de obra humana pode significar uma baixa produtividade, e até baixa qualidade do serviço ou até mesmo periculosidade, com riscos para a saúde do colaborador.

De acordo com Josué Eraldo da Silva, esse processo despertou a ideia da criação de outros métodos ao realizar etapas da construção de forma automatizada, ou seja, por meio de máquinas que fazem todo o trabalho físico.

Com a utilização da Inteligência Artificial (IA), as máquinas tem a capacidade, por exemplo, construir uma parede inteira encaixando os blocos cerâmicos com uma margem de erro baixíssima. Outra vantagem é que a utilização desses equipamentos robóticos reduz o risco de acidentes com operários.

Portanto, as máquinas automatizadas fazem parte da ideia de gerar resultados altamente eficientes e consistentes. Ao ser utilizado por fabricantes a automação industrial, é retirado os problemas de controle de qualidade envolvidos com o erro humano. Com automação os processos podem ser regulados e controlados, de modo que a qualidade do produto final seja mais padronizada e sem erros.

Sendo assim, fica nítido que trata-se de uma forma eficiente sobre a grande aplicação da automação nos processos de qualidade do produto. Com isso, é possível afirmar que não é a produção, mas as fases de testes e verificação que  podem ser automatizadas para melhor controle de qualidade e atendimento às normas.

Com isso, segundo Josué Eraldo da Silva, a precisão é a chave para um determinada obra. Dessa forma, todas as variáveis relacionadas aos processos de produção são medidas pelo computador que geralmente tem um programa de inteligência artificial embutido.

Além disso, com a automação ainda é possível utilizá-la pelo tempo que for necessário, basta ser analisado o tipo de projeto que você procura. Diferente da mão-de-obra braçal, que tem que ser substituída a cada turno de trabalho, o maquinário industrial opera 24 horas por dia e 7 dias por semana, sempre com a mesma performance e repetibilidade (desde que com os processos de manutenção e inspeção em dia). Mas para fazer uma implementação correta, é importante realizar um planejamento adequado.

By Paraná Já

Deixe um comentário

Confira!