Operação da Itaipu aumenta nível do Rio Paraná e ajuda no escoamento da safra de grãos do Paraguai


Segundo a Itaipu, aumento na vazão de água permitiu o transporte de mais de 100 barcaças pelo rio. Maior produção de energia aumentou nível do Rio Paraná
Reprodução/RPC
O nível do Rio Paraná aumentou 1,1 metro, abaixo da barragem da Itaipu, após uma operação da usina, que tinha o objetivo de ajudar no escoamento da safra paraguaia de grãos. Com uma maior vazão de água turbinada, foi possível fazer o transporte de 104 barcaças paraguaias pelo rio.
Conforme a hidrelétrica, essa foi a segunda operação especial em pouco mais de dois meses e teve duração de 13 dias, com término no domingo (16). A operação anterior contou com a abertura do vertedouro e auxiliou o Paraguai e a Argentina.
Nesta última ação da hidrelétrica, a usina aumentou a produção de energia em 12%, se comparada ao mesmo período de 2019. Resultado possível mesmo sem a abertura do vertedouro, segundo a Itaipu.
“O nível do reservatório atingiu a cota de 217,48 metros, 30 centímetros superior ao esperado, pois a afluência média foi aproximadamente 6% maior que a inicialmente prevista”, explicou o superintendente de operação, José Benedito Mota.
O transporte dos grãos, como trigo, arroz, milho e soja, teve início na terça-feira(11). A mercadoria foi levada aos portos argentinos, de onde seguirão para o mercado internacional.
Conforme a hidrelétrica, a operação especial foi feita a pedido das chancelarias do Brasil e Paraguai, com participação do Ministério de Minas e Energia, Eletrobras, Agência Nacional de Águas (ANA) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

By Victoria Poletti

Confira!