Manifestação ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), em Curitiba. Servidores públicos fazem protesto em Curitiba
Servidores públicos do Paraná protestaram em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, na manhã desta quarta-feira (26). Eles são contra a proposta de suspensão do reajuste salarial até 2021.
Se aprovado, o projeto de lei também vai suspender a concessão de promoções e de progressões dos servidores estaduais.
Em janeiro, a folha salarial foi reajustada em 2% – conforme o que foi firmado em 2019 durante a greve do funcionalismo – para reposição de perdas. “Esta medida, contudo, só pode ser efetivada quando há condições financeiras e orçamentárias”, explicou o governo estadual por meio de nota.
À época, o governo Ratinho Junior (PSD) propôs o aumento de 5,08% de forma parcelada. O primeiro pagamento, de 2%, em janeiro deste ano. As outras duas, de 1,5%, ficariam para janeiro de 2021 e janeiro de 2022.
A nova proposta ainda precisa ser votada pelos deputados estaduais. O G1 entrou em contato com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para saber se existe previsão de quando essa votação vai ocorrer, mas, não teve retorno até a publicação desta reportagem.
Servidores fizeram um protesto, na manhã desta quarta-feira (26), em frente ao Palácio Iguaçu
Anderson Grossl/RPC
O que diz o governo estadual?
O Governo do Paraná ainda explicou na nota que, ao firmar acordo com a União para receber ressarcimento de parte das perdas de arrecadação, o estado precisa cumprir uma série de exigências – entre elas, a de não aumentar gastos com a folha salarial.
Também afirmou que tem se esforçado para honrar os salários dos servidores, mesmo com baixa das receitas, que é um reflexo da pandemia do novo coronavírus.
Paraná deixa de arrecadar R$ 1,6 bilhão em ICMS por causa da pandemia, diz governo
Outro ponto abordado na nota foi de que, “segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, a despesa do Estado com pessoal alcançou 59,9% da receita corrente líquida (RCL), valor muito próximo do limite de 60% exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Qual é a proposta?
No começo de julho, o governo estadual encaminhou para a Alep um ofício de emenda ao orçamento de 2021 pedindo a suspensão do reajuste de 1,5% no salários dos servidores públicos e das promoções e progressões de carreira.
O pagamento estava previsto para janeiro do ano que vem.
O governo afirma no documento que a solicitação se justifica pela atual situação das finanças públicas diante das consequências econômicas da pandemia.
Protesto foi em frente ao Palácio Iguaçu
Anderson Grossl/RPC
Coronavírus no Paraná
Na terça-feira (25), o estado ultrapassou a marca de três mil mortes causadas pela Covid-19.
Beto Preto diz que estabilidade dos registros da Covid-19 está em patamar alto no Paraná
O boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontou que o Paraná chegou a 119.240 casos confirmados do novo coronavírus, com 3.024 mortes.
Initial plugin text
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.
Servidores públicos do Paraná protestam contra proposta de suspensão do reajuste salarial
