Vagas de estágio aumentam 138% no Paraná entre abril e julho de 2020, diz CIEE


Levantamento aponta crescimento de 127% nas oportunidades do programa de aprendizagem; segundo o órgão, empresas e estudantes têm se adaptado ao trabalho em home office. Empresas voltam a oferecer oportunidades de estágio para os estudantes
O número de vagas de estágio no Paraná aumentou 138%, entre os meses de abril e julho deste ano, segundo um levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR).
Ainda conforme os números do CIEE, as oportunidades do programa de aprendizagem também tiveram crescimento: 127% na comparação entre os dois meses.
Os dados, segundo o órgão, mostram a evolução da oferta de vagas com as adaptações das empresas na pandemia.
“Tivemos uma retomada, a partir de junho, muito significativa de contratação”, disse o presidente do CIEE-PR, Domingos Murta.
Segundo o CIEE, grande parte das empresas paranaenses recuperaram o volume de atividades e, com o passar dos meses, adaptaram o trabalho de funcionários e também dos estagiários para o formato home office.
Vagas de estágio
O estado possui, segundo informado pelo Centro de Integração Empresa-Escola, nesta terça-feira (18), 1707 vagas de estágio. São 856 vagas para Curitiba e Região Metropolitana e outras 851 para cidades do interior.
Veja, abaixo, quais são as onze áreas que concentram os maiores números de oportunidades:
Administração;
direito;
engenharias;
informática;
marketing;
comunicação;
enfermagem;
farmácia;
setor financeiro;
recursos humanos;
telemarketing.
Segundo levantamento do CIEE-PR, empresas e estudantes têm se adaptado ao trabalho em home office durante a pandemia
Reprodução/RPC
Home office
A lei do estágio não prevê expressamente a possibilidade do teletrabalho ou do trabalho em home office, mas diante de uma situação excepcional como a pandemia, o Ministério Público do Trabalho (MPT) recomendou que, quando for possível, os órgãos públicos e empresas possam substituir atividades presencias por atividades remotas.
A recomendação é válida desde que seja garantida ao estagiário a estrutura de tecnologia adequada para as atividades exigidas, além da supervisão e respeito à carga horária.
A estudante de jornalismo Isabela Miranda, de Curitiba, trabalhou presencialmente por dois meses, mas desde que começou a pandemia, passou a cumprir as funções do estágio em casa.
“Acho que eu cresci muito nesse período, mesmo dentro de casa. O home office não travou minha evolução, do que eu tenho aprendido na faculdade e exercido no estágio”, disse.
As vagas de estágio oferecidas e o processo para se inscrever aos programas de contratação estão disponíveis no site do CIEE.
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Victoria Poletti

Confira!