Mandato vence em dezembro deste ano, mas, de acordo com projeto, uma nova equipe prejudicaria a retomada das atividades escolares presenciais. Não há data para o retorno das aulas na capital. Aulas presenciais estão suspensas, em Curitiba
Reprodução/RPC
O projeto de lei para prorrogar o mandado dos diretores e vice-diretores das escolas municipais de Curitiba, até dezembro de 2021, foi aprovado, em primeiro turno, pelos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba.
A sessão foi realizada na manhã desta segunda-feira (17) e teve 33 votos favoráveis e nenhum voto contrário.
Projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Curitiba
Reprodução/CMC
Por causa do coronavírus, as aulas presenciais nas escolas municipais foram suspensas até, pelo menos, o dia 31 de agosto. No entanto, conforme a Secretaria Municipal de Educação, isso não significa que o retorno vai ocorrer logo após essa data. Tudo vai depender de como estará a situação da pandemia até lá.
Segundo o texto do projeto de lei, proposto pelos vereadores Tico Kuzma (Pros) e Pier Petruzziello (PTB), é importante garantir a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos diretores e vice-diretores até o fim de 2021. Pelo cronograma normal, o prazo dos mandatos, que começou em 2017, venceria em dezembro deste ano.
De acordo com os vereadores, se as eleições para os cargos forem realizadas normalmente, o afastamento dos eleitos prejudicaria ainda mais a retomada das atividades escolares em um processo de reorganização pós-pandemia Covid-19.
“O objetivo da alteração que incide sobre o projeto inicial é garantir a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos diretores e vice-diretores neste momento de emergência em saúde pública, que indubitavelmente também afeta a área da educação, uma vez que as aulas foram suspensas”, diz parte da proposta de lei.
O projeto diz ainda que após o período de pandemia, caberá aos atuais diretores e vice-diretores, em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação, conduzirem a retomada do ano letivo normal e planejarem junto às suas equipes as ações de recuperação dos conteúdos.
Covid-19 em Curitiba
Os dados mais recentes da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) apontam que a capital paranaense tem 24.091 casos confirmados do novo coronavírus e 816 mortes. Em todo o Paraná são 103.928 confirmações e 2.662 mortes.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
DECRETOS: Veja o que pode abrir e o que deve fechar nas principais cidades
BEM AQUI: RPC tem plataforma com estabelecimentos e serviços que estão atendendo
No domingo (16), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), anunciou que a cidade vai voltar, na terça (18), à bandeira amarela, que indica nível 1 na avaliação dos riscos do coronavírus.
Veja mais notícias no G1 Paraná.